12/12/2017

Sessões "Newton gostava de ler"

«Newton gostava de ler!» nas bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Rio Arade

Este projeto, que tem a patente da Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro, articula a ciência com a literatura e destina-se a alunos do 1º ciclo ao ensino secundário que, na biblioteca escolar, assistem a sessões científicas conjugadas com a leitura de obras literárias. O seu caráter inovador revoluciona o ambiente de biblioteca que se transforma num espaço de leitura, dramatização e de experimentação da ciência.
Este projeto, de âmbito nacional, teve início em Aveiro em 2010-2011 e, progressivamente, foi sendo adquirido e utilizado nas escolas dos vários concelhos do nosso país.
«Newton gostava de ler!» é composto por kits temáticos de várias áreas científicas que se tornam pertença das bibliotecas escolares de cada agrupamento.  
No ano letivo 2016-2017 o projeto foi implementado no Algarve em vários concelhos do barlavento.
A aquisição dos kits, que contempla também sessões formativas sobre a sua aplicação foi possível,  neste caso,  graças ao apoio da Câmara Municipal de Lagoa e ao Agrupamento de Escolas Rio Arade.
Neste 1º período letivo 2017/18, foram realizadas 17 sessões do Módulo V da 2ª série – Saber em Gel, sendo que 9 se realizaram em todas as escolas do 1º ciclo e as outras 8 no 2º e 3º ciclo do agrupamento.


Sem comentários:

Enviar um comentário